sexta-feira, 19 de agosto de 2011

21 TIROS NA JUSTIÇA

A morte da juíza Patrícia Lourival Acioli fomentou o debate a respeito da insegurança a que estão submetidos os juízes e promotores que ousam desafiar os interesses de grupos criminosos. Muito se falou também que a morte da juíza é um atentado contra a própria sociedade. Palavras que, mesmo verdadeiras, expressam apenas o discurso hipócrita de autoridades omissas e ausentes diante do claro descumprimento de suas obrigações mais básicas.
Por um lado o próprio poder Judiciário com a sua estrutura arcaica, viciada em privilégios e com a ideia de que seus membros são seres inatingíveis pelas desgraças que assolam os reles mortais que os rodeiam; por outro lado, governantes e legisladores incapazes de oferecer uma ação eficaz, leis mais duras e parar de olhar os criminosos como membros de uma sociedade e passar a vê-los como, na verdade, eles são: algozes dela.

A falta de proatividade dos responsáveis pelo Judiciário é um mal crônico e, ao mesmo tempo, perverso num poder tão fundamental para a sociedade como este. Pensar que uma juíza ameaçada por grupos de altíssima periculosidade ainda teria que solicitar escolta armada é algo impensável em qualquer país minimamente preocupado em combater o rime organizado.
Enquanto os presidentes de tribunais gozam de escolta armada, carro blindado e toda a sorte de regalias sem julgarem ninguém; os juízes de “linha e frente” ficam expostos à própria sorte e são entregues em sacrifício para as balas dos grupos que combatem.

Enquanto países mais evoluídos já mostraram que não se pode apaziguar e nem conviver de forma civilizada com grupos criminosos e que a única forma possível de combatê-los é retirar seus integrantes do convívio social para o resto da vida – verdadeiramente os enterrando em presídios para cumprirem penas altíssimas ou até perpétuas – os legisladores brasileiros e até algumas correntes do Judiciário acham que todo criminoso é recuperável e trabalham para que leis cada vez mais brandas sejam aprovadas ou aplicam as leis existentes de forma paternalista, garantindo livre saída da cadeia para presos de altíssima periculosidade.
O assassinato da juíza Patrícia Acioli é o ato intimidatório supremo e o expediente mais comum usado por esses grupos para impor o terror e manter a sociedade de joelhos diante de suas ameaças e de sua própria existência.
Acabar com o espetáculo da tolerância e do paternalismo que vemos, dia após dia, compreender que as leis devem ser duras e punir duramente para que a cultura da impunidade não fomente a mente criminosa e nem crie guetos geridos por grupos criminosos poderosos é a meta que nosso país deve perseguir.
Contudo, enquanto o Judiciário e o legislativo continuarem ruminando apenas a obtenção de privilégios e regalos; deixando de lado suas funções primordiais mais juízes e mais cidadãos honestos se verão sob a mira do crime, da desesperança e do terror.
Pense nisso.
Fonte: visão panorâmica.

DEU A LOUCA NO MUNDO


Costumo "passar" nos principais portais de notícias todas as manhãs, para saber o que rola por aí. Mas uns dias atras... além das tradicionais manchetes esportivas de segunda-feira, não pude deixar de notar a quantidade de absurdos que estão acontecendo pelo mundo.

Só na home do G1, encontrei pelo menos 6 notas que me chamaram a atenção para o turbilhão em que estamos vivendo, com violência coletiva, caos no capitalismo, banalização de valores e até mesmo um tubarão na floresta... Será que estamos chegando no fim do mundo mesmo? Tá todo mundo louco? Façam suas apostas...

Caos na Inglaterra: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/08/tumultos-na-inglaterra-se-espalham-e-chegam-liverpool.html

Sequestro em Família: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/08/mae-biologica-some-com-filha-da-casa-dos-pais-adotivos-em-sp.html

Caos na Economia: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/08/bolsa-de-toquio-cai-407-seul-e-sidney-tambem-recuam.html

Tubarão na Floresta: http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2011/08/tubarao-e-encontrado-em-floresta-nos-eua.html

Namoro moderno: http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1669575-9798,00%20FANI+BRIGA+COM+O+NAMORADO+E+FICA+COM+OUTRO+NA+MESMA+NOITE.html

Deu a Louca na Sandy: http://extra.globo.com/famosos/com-ou-sem-sexo-anal-sandy-faz-striptease-se-masturba-gostaria-de-ir-um-clube-de-swing-2406290.html

30 MILHÕES NO RALO DA COPA

No dia 30/07/2011 ocorreu o primeiro evento oficial da copa do mundo de 2014. A fifa sorteou os grupos para as eliminatórias. Ao custo de R$ 30 milhões (us$ 19 milhões ou 13,5€ milhões)* em patrocínio, ou seja, não sujeitos a prestação de contas, da prefeitura do Rio de Janeiro e do governo do estado. Dinheiro este que reverteu para uma das empresas da holding da rede globo de televisão, que o organizou e transmitiu. Para que o blatter ficasse tranquilo o aeroporto Santos Dumont ficou 4 horas fechado. Qual seria o risco para os potentados do futebol se os pousos e decolagens ocorressem? Será que o suíco tem medo que alguém lance um avião contra o local onde se encontra? Uma organização privada estrangeira exige o fechamento de um aeroporto e o custeio das despesas, o governo brasileiro humilhantemente se ajoelha aceita e paga a conta.

O pior de tudo é que foi apenas o início. Somente para o novo estádio que será construído em São Paulo a prefeitura municipal concedeu isenções tributárias para os construtores no valor de R$ 420 milhões. Este é apenas um das despesas públicas indiretas. Somente nas diretas para a reforma ou construção de novos estádios a previsão chega a R$ 5 bilhões. Na sua grande maioria bancada diretamente pelo governo, a pequena participação da iniciativa privada é feita com empréstimos subsidiados concedidos pelo BNDES.Os defensores do uso das verbas governamentais pertencem a dois grupos: os empreiteiros que delas se beneficiarão ou os "partidários" do mitômano de nove dedos, que também poderia ser chamada de Narciso megalômano

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DEBOCHE, IMPUNIDADE E UM PAÍS PERDIDO.


A foto já diz tudo.
Em um país de fantasia, governado por uma quadrilha, com um sistema legal construído por bandidos da mais alta periculosidade e um povo completamente apático e alienado; todo o deboche, todo o escárnio e toda certeza da impunidade contidos no sorriso de um marginal perigoso – preso em flagrante delito – que posa para a foto, no momento de sua prisão, refletem duas verdades incontestáveis: Em nosso país o crime compensa e ser honesto é ser otário.
O marginal da foto é um traficante chamado Daniel Izaias dos Santos. Com 25 anos ele é um atacadista do tráfico e intermediário entre os grandes chefões da droga e pequenos traficantes que vendem seus venenos para jovens da Zona Sul e Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.
Preso após um trabalho magistral da delegacia de Copacabana (12ª DP), o traficante opera abertamente com o auxílio da Internet e das Redes Sociais e exibe em seus perfis – para quem quiser ver – jóias, valores negociados e faturados, festas e jantares em lugares badalados e toda a ostentação que o dinheiro ilícito puder pagar.















Menos de vinte e quatro horas após ser preso ele está de volta às festas, às farras e à grana fácil. Agraciado por um juiz com a letra fria da nova lei – sancionada por Dilma – e que torna a prisão de vagabundos como ele quase impossível.
A lei 12.403/2011 aprovada pelo CONGRESSO NACIONAL e irresponsavelmente sancionada em 05/05/2011 pela Presidente DILMA ROUSSEF com o incompetente aval do Ministro da Justiça JOSÉ EDUARDO CARDOZO já colocou nas ruas assassinos, escroques de todo tipo e agora… traficantes. Além disso, uma infinidade de criminosos encarcerados corre ao Judiciário tentando ganhar a liberdade e desaparecer nas ruas para cometer novos crimes.
Em seu despacho o juiz foi dolorosamente claro: ”A lei é muito nova e está em vigor há menos de um mês. Já há diversos posicionamentos sobre ela. Eu me filio à corrente que entende que, em fase de inquérito, não é possível o juiz decretar de ofício nenhuma medida cautelar. Assim como não posso condenar se não houver pedido do Ministério Público”.
O desalento, a decepção e o fracasso profissional estão presentes claramente nas declarações dadas pelo delegado titular, responsável pela prisão do marginal, após ter de soltá-lo: “Como policial, eu tenho que obedecer. Como cidadão, acho essa decisão lamentável. Tenho certeza de que ela não reflete o pensamento do Judiciário fluminense. Isso desestimula o trabalho dos policiais e aumenta a sensação de impunidade”.
Uma lei criada, avalizada e sancionada apenas para esconder o descaso do governo com a segurança do cidadão e o desprezo de um partido político e de sua base aliada pelos homens e mulheres que trabalham, cumprem as leis e desejam fazer dessa nação um grande país.
Puramente criada para economizar verbas e permitir que os governos federal e os estaduais não cumpram o seu dever de investir na construção de prisões, a lei 12.403/2011 é uma cusparada na cara do cidadão de bem e uma criminosa aberração que transforma criminosos em homens livres instantaneamente. Qualquer indivíduo preso em flagrante delito ou que confesse um crime não pode ter “inocência presumida”. Como se pode considerar inocente alguém preso durante o ato de cometer um crime?
Nunca vir isso na história dessepaís..

Veja: O governo fatiado da Republica do Espeto

Com o Brasil fatiado entre os partidos, a corrupção domina e a impunidade é endêmica na República do Espeto.

Afinal quem é que governa?nesta babilonia politica a dilma é uma verdadeira marionete,pois quem governa na verdade são os partidos politicos ; não dá para entender para que serve as eleições para presidente,reforma politica já!

A maioria dos partidos viraram mesmo balcões de negócios,sou totalmente contra esta infinidade de partidos existentes no Brasil onde os políticos não respeitam a si próprios quanto mais a identidade dos partidos.

OBS: Estupro a vista…Alguém comeu o rabo do porco

Crédito: http://www.alvarodias.blog.br/2011/07/veja-o-governo-fatiado-da-republica-do-espeto/

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Copa do Mundo e Olimpíadas o país tem dinheiro... Saúde NADA!!!?


Para Copa do Mundo e Olimpíadas sobra os recursos público.... Agora dinheiro... para Saúde NADA!!!?
Enquanto isso milhares neste momento estão em condições sub humanas largados em corredores de hospitais. Mães dando a luz e tendo que ceder o quarto para outra também dar a luz. Pessoas sendo atendidas em cadeiras em corredores (quando atendidas). País M...!!!


Como diria o sábio Sr Barriga:"Não tem dinheiro para pagar o aluguel mas tem para corrupção, eventos esportivos(mal feitos), invasão de terra e financiar campanhas!!!"


PT=Partido dos TROLLXAS

terça-feira, 31 de maio de 2011

MEIO AMBIENTE



 
Olá!
Hoje vou falar sobre o meio-ambiente!


Esse assunto tá bem na moda né?
Pena que ficou na moda só por que o meio-ambiente tá precisando de socorro.
A cada dia que passa o meio-ambiente fica mais ameaçado.


As alertas para a preservação do meio-ambiente são inúmeras.
Campanhas em todas as mídias:jornal,TV,internet...
E isso vem tendo resultado,mas ainda é pouco.
Quanto mais pessoas mais se mobilizarem para ajudar o planeta será melhor.

Infelizmente ainda existe muita gente que não se deu conta que destruindo o meio-ambiente, estamos destruindo à nós mesmos.
E outras pessoas até sabem,mas fingem não saber.

Certas pessoas fecham os olhos para as causas ambientais.
Elas pensam em dinheiro em primeiro lugar.
A ganância move esse tipo de pessoa.

Temos que nos conscientizar de que devemos preservar o meio-ambiente.
Temos que fazer a nossa parte e também devemos conscientizar as outras pessoas.
Se não cuidarmos do nosso planeta,ele irá se acabar muito antes do que a gente pensa.
Que planeta queremos deixar para os nosso filhos ?


Foi o homem que destrui o planeta.
Agora tá na hora de ele salvar!
Salvando o meio-ambiente,estaremos salvando à nós,e as nossas próximas gerações.

Viver Melhor

10 Dicas para Viver Feliz

Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.


Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

Luis Fernando Veríssimo

sexta-feira, 27 de maio de 2011

DINHEIRO PÚBLICO NO RALO...

O governo já deu sinal verde. Será concedido às empresas privadas a construção e a operação de aeroportos no país. 
Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Odebrecht já fizeram associações com companhias no exterior ou criaram subsidiárias por aqui mesmo.
Empresas como a alemã Fraport, a francesa Aéroport de Paris, o British Airport Authority, do Reino Unido, além de uma espanhola e uma belga também estão no aguardo da abertura das licitações.
Principais aeroportos visados: Cumbica, Viracopos, Brasília, Galeão e Confins. 




DINHEIRO PÚBLICO É BOM DE TODAS AS FORMAS, EM TODAS AS LÍNGUAS!


MESMO DE UM PAÍS ONDE A POBREZA É REAL E A SEGURANÇA PÚBLICA MORRE A CADA ESQUINA.

COPA DE 2014 E O DINHEIRO PÚBLICO

 Lembramo-nos muito bem das palavras do ¨Don¨ Ricardo Teixeira, quando da escolha do Brasil para sede da Copa do Mundo de 2014, afirmando que "o evento teria a maioria dos seus gastos bancados com o dinheiro privado".
Hoje nos deparamos com uma outra realidade, desde que um estudo do Tribunal de Contas da União mostra que sairão dos cofres públicos 98,56% , dos 23 bilhões orçados para o evento de 2014. Os maiores financiadores serão dois bancos federais (Caixa Econômica e BNDES) e a Infraero, estatal que administra os aereportos do país. Juntas, investirão cerca de R$ 16,5 bilhões até a abertura da Copa.
Temos uma opinião que poderá ser contestada, mas as obras de infra-estrutura com o dinheiro público atenderão aos interesses da população brasileira que necessita de melhores condições de vida e, sobretudo, no setor de mobilidade urbana, que é uma das tragédias de nossa nação, que deveriam ter sido feitas, independente de Copa do Mundo ou não. Era uma obrigação do estado.
O maior problema é o investimento em estádios, alguns cotados para assumirem o papel de ¨elefantes brancos¨ e que, em 2007, quando o país ganhou o direito de sediar a Copa, a CBF afirmou que seriam gastos menos de R$ 2 bilhões com esses, e a conta atual já ultrapassou os R$ 5 bilhões. Um erro de cálculo muito grande.
Vamos tomar como referência a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, e o seu impacto no país, sobretudo no futebol, conforme trabalho da Consultoria Crowe Horwath, que demonstrou que esse pode ser considerado como o maior êxito entre todos os mundiais já realizados pela FIFA. O país colheu diferentes benefícios graças ao evento, como uma melhora de sua imagem no exterior, ampliação do investimnto em sua infra-estrutura, ampliação do turismo e resgate da identidade e orgulho da população alemã.
Os estádios, em sua maioria, foram construidos pela iniciativa privada, com exceção daqueles em cidades menores, cujo custo benefício não criou condições para tal, e foram custeados pelo governo, assim como uma  boa parcela do estádio de Berlim. Essas cidades foram Kaisersalautern e Nuremberg, que tiveram investimentos públicos em 100%. Por outro lado, Munique, Geisenkichen e Dortmund, tiveram 100% de investimentos privados, Hamburgo, 89%, Colonia, 78% e Stutgart, 70%.
Como em nosso país foram escolhidas sedes que não terão condições de manutenção de suas arenas, tais como Brasília, Manaus, Cuiabá e Natal, que pela falta de demanda e de um futebol sem grande motivação, não incentivariam a iniciativa privada para custeá-las, mas as demais certamente poderiam receber em sua grande maioria tais investimentos, em detrimento do público que está sendo liberado. Até hoje, não entendemos como cidades como Florianopólis e Belém ficaram de fora, substituidas por essas que estão investindo com o dinheiro público, e que verão as suas arenas abandonadas logo após o pós-Copa, pois para funcionarem em eventos  esportivos necessitam de uma boa demanda. Caso contrário, apresentarão grandes prejuízos, tornando-se inviáveis.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A copa do mundo e a desigualdade - 2

 

Todos querem participar do momento nacional da copa do mundo, assim como todos desejam melhores condições de vida. A pena é que só alguns o conseguem!

É uma pena saber que muitos de nossos semelhantes viverão a alegria da copa do mundo em meio ao mar de tristeza de suas vidas tão sofridas devido ao fardo da desigualdade. Você já parou para pensar nisso?
É interessante observar que mesmo sendo ricos ou pobres, em nossa essência, temos as mesmas necessidades e anseios. Por que então se sustenta uma sociedade com o discurso e a prática de que o acesso ao atendimento das necessidades tem de ser diferente?
Mais uma vez vamos nos atentar aos fatos, não permitindo que movimentos como copas do mundo, eleições, natais, reveillons e carnavais nos façam esquecer da desigualdade e, acima de tudo, que tais eventos abrandem nossa sede de justiça e nossas ações em prol da igualdade.
Entre neste movimento universal de pensamento: A pobreza não pode virar estatística ou paisagem!

domingo, 17 de abril de 2011

A proibição como forma de se organizar uma comunidade e efeitos para com o cidadãos

A proibição como forma de se organizar um omunidade e efeitos para com o cidadãosProibir um cidadão de fazer algo de errado perante a lei é um fator que deve ser estudado, isto é, mesmo com placas e sinalizações no trânsito, proibição de fumar em determinados locais, proibição de som alto seja em construções ou em carros com altosom,enfim, estes são motivos que devem ser revisados e terem para cada um, uma punição que tenha realmente uma finalidade. Atualmente centenas cidadãos inocentes morrem vítimas de imprudência no trânsito, onde o “assassino” na maioria das vezes não é reconhecido ou quando é, dificilmente sofre algum tipo de pena.

Primeiramnete, antes de iniciar o processo de criação de diferentes leis, proibições, enfim, a princípio deve-se analisar a forma de como a punição atingirá o indivíduo imprudênte, ou seja, não adianta de nada criar, é necessário que esta lei ou proibição de atos irraciais tenham e façam a diferença dentro da sociedade.
Tudo que é novo para o ser humano sempre é complicado a adaptação, entretanto, visualizando que a situação mudou e que se o mesmo não modificar seu antigo modo de agir para não sofrer futuras multas ou algum tipo de punição, a realidade será outra. Para nós cidadãos que estamos agindo de maneira correta, possa paracer que estas leis e poibições não farão efeito, mas a situação é acontrária, pois imagine um indivíduo dependente da nicotina, isto é, do fumo ter que evitar de fumar nos ambientes que mais frequenta e gosta de visitar com os amigos, mas há também o outro lado, ou melhor, os não fumantes aplaudem esta proibição, citada como exemplo, pois é um incomodo estar na presença de um fumante.

A copa do mundo e a desigualdade


Enquanto nos distraímos e nos preocuapamos com a futura copa do mundo no país do futebol, milhares de crianças sonham em se tornarem jogadores famosos para abandonarem seu mundo sombrio de fome, miséria e violência. Muitas delas sequer terão uma televisão para assistirem aos jogos.

Vamos refletir sobre a desigualdade!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Transporte coletivo de Manaus ainda tem ônibus com mais de 21 anos

Um levantamento realizado pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou que dos pouco mais de 1,5 mil ônibus cadastrados como parte da frota da cidade, 328 possuem mais de dez anos de uso - 21,8% da frota -, idade máxima exigida no contrato firmado em 2007 entre a Transmanaus e a Prefeitura de Manaus.

O levantamento revela que o consórcio mantém ônibus com carroceria fabricada em 1990. As constantes panes mecânicas e acidentes envolvendo os ônibus, como o ocorrido na noite da última segunda-feira, 4, quando um veículo da linha 650 bateu em cinco imóveis no Coroado, Zona Leste da cidade, e deixou três pessoas mortas. O coletivo tinha nove anos de uso.
De acordo com as informações da SMTU, a maioria dos ônibus com mais de dez anos de uso é da empresa São José, antiga Vitória Régia, a qual pertence o ônibus envolvido no acidente. No total, 216 ônibus desta empresa estão com mais de dez anos em circulação.

A empresa Transamazônia, antiga União Cascavel, que atende a Zona Norte de Manaus, está com 98 ônibus circulando nessas condições. O levando especifica, ainda, que do ano de 2011 apenas a empresa Regional tem 20 ônibus cadastrados na frota.
Para o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Amazonas, Josildo Oliveira, mesmo que haja manutenção periódica dos veículos, o que o sindicato não tem garantias, manter ônibus com mais de dez anos em circulação é uma falta de respeito com a população.

“Por mais que tenha manutenção correta, o ônibus fica muito desgastado e o resultado é isso que estamos vendo: ônibus no prego todos os dias e tragédias como essas. Deixar esses ônibus circulando é uma falta de respeito. A prefeitura precisa fiscalizar”, afirmou.

Exigências
Josildo explicou que mesmo que a categoria organize greves e inclua nas exigências as manutenções e renovação da frota, os trabalhadores não teriam como forçar os empresários a realizar as atividades. “A prefeitura é que deveria exigir, fiscalizar se as empresas fazem manutenção, afinal é ela que deve ter compromisso com o povo”, apontou Josildo.

Panes semanais
O professor Rosenildo Albuquerque, 42, morador da Zona Leste, relatou que quase toda semana o ônibus que ele pega para ir trabalhar paralisa a viagem por pane mecânica. “Não temos mais o que fazer, a população está sofrendo muito. Eles dizem que irão colocar ônibus novos, mas até que isso aconteça vamos ficar sofrendo, com ônibus caindo aos pedaços”, disse.

De acordo com a costureira Maria Emiliana dos Santos, 48, que mora na Cidade Nova, Zona Norte, diariamente a população arrisca a vida andando nos ônibus da atual frota. “Um dia desses entrei em um ônibus com problemas no freio, e eu vi o motorista controlando a velocidade com o freio de mão. Não podemos mais viver desse jeito.”

Fonte: A Critica

PARAMAZONAS INCENTIVA O ESPORTE NA ZONA LESTE

ASSEP - Associação Esportiva Paramazonas

A ASSEP , fundada em 2008 por um grupo de amigos oriundos do Estado do Pára e Amazonas, estabelecidos na Zona Leste da Cidade de Manaus,como forma de homenagear ambos Estados, pela importância que os mesmos representam no desenvolvimento da região norte, criou-se assim o PARAMAZONAS,com participação em campeonatos de futebol nos Bairros São José I, II, Zumbi dos Palmares, peladão, Caravana da Copa. Atualmente o Paramazonas é representado nas categorias Master, Principal e Escolinha de Base, tendo como mascote a AGUIA, e uniforme nas cores Vermelho,Azul e Branco, predominantes às bandeiras do Estado do Pará e Amazonas. A Diretoria do Paramazonas, composta por 08 (oito) membros, que não medem esforços em proporcionar a seus atletas, acompanhamento pedagógico nas atividades esportivas e culturais, contribuindo assim na formação de cidadãos comprometidos com o bem estar social de todos.
 
  
 
 

Alunos da escola de base em treinamento
Escola de Base do Paramazonas


O Nação Mestiça parabeniza o Paramazonas pelos relevantes incentivos prestados à comunidade da Zona Leste... Levando Esporte para Comunidade”, levando esporte as crianças e aos adolescentes declinando -os para o caminho do bem....
Parabens Paramazonas  vislumbramos transformar os núcleos em ponto de encontro de toda juventude local. Revelar talentos esportivos, que possam ter uma carreira esportiva profissional, promover, realização de atividades como palestras educativas, gincanas, brincadeiras, cursinho para vestibular e concursos, orientação para o 1º emprego, troca de experiência entre os professores e outras atividades que serão desenvolvidas.

As políticas étnico-raciais vistas da periferia de Manaus


Nasceu nos subúrbios de Manaus o movimento social Nação Mestiça. Seu discurso pode ser resumido por uma fórmula: “sou mestiço nas minhas origens, caboclo na minha cultura e cidadão frente aos meus direitos”. A partir de uma sociologia pragmática, que consiste em levar o movimento a sério em sua existência e seu discurso, o texto procura mostrar a configuração ideológica e prática da questão da “igualdade racial”, tal como ela aparece e se manifesta do ponto de vista de seus integrantes. Pretende-se assim entender um lugar lógico, entre muitos outros, a partir dos quais se questiona a democracia brasileira

Dor e Tristeza no RJ esta manhã...


Dor e Tristeza no Rio de Janeiro esta manhã... crianças e adolescentes foram feridos e mortos.

O secretário de Saúde do Rio, corrigiu para 11 o número de mortos no ataque a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira (7). Mais cedo, ele havia afirmado que 13 pessoas morreram no tiroteio. As vítimas são 9 meninas e 1 menino, entre 12 e 14 anos, além do atirador.  18 pessoas estão feridas.

"Se o MEU POVO se chama pelo meu nome,se humilhar e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos,então eu ouvirei..."

Essa  barbaridade ocorrida esta manhã em uma escola pública no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, nos deixam paralisados e estarrecidos.
Toda e qualquer violência sempre precisa ser repudiada, mas o assassinato cruel de várias crianças é repugnante.
A Presidente Dilma assim se pronunciou:
“Esse é um país que sempre teve uma relação de grande carinho cultural pelas crianças. É inadmissível violência em geral, mas a violência contra as crianças coloca todos nós em sensação de grande repúdio”

Brasileiros e mestiços – Leão Alves

Dizer que a identidade brasileira está baseada na mestiçagem não é o mesmo que dizer que todos os brasileiros são mestiços – até porque para que haja a mestiçagem é necessário que haja ou tenha havido o não-mestiço. A identidade mestiça tem aspectos que a distinguem da identidade nacional, que é mais ampla em certos pontos e mais restrita em outros. A identidade nacional é baseada no encontro e mestiçagem entre nativos, brancos portugueses colonizadores e pretos africanos escravizados. Ou seja, um indígena, um branco descendente de colonizadores portugueses e um preto descendente de escravos africanos, um crioulo, são tão ligados à identidade nacional quanto um descendente da mestiçagem entre eles.
Um português que migrara para o Brasil antes da independência era um colonizador que estava dentro do território então pertencente ao seu país; o que chegou no dia 8 de setembro de 1822, porém, já não era um colono, mas um imigrante estrangeiro. Neste sentido, a Constituição de 1824 considerou cidadãos brasileiros todos os portugueses que residiam no Brasil à época da Independência.
Observe que se trata de um simbolismo: a identidade nacional está baseada, entre outras, no português colonizador, mas não no português imigrante.
Da mesma forma, a identidade mestiça é genealógica e étnica. Ela se dá dentro do processo histórico de formação da identidade nacional: é isto que une mestiços de diversas origens (embora a absoluta maioria dos mestiços brasileiros seja caboca-cafuza-mulata ao mesmo tempo) numa única identidade mestiça brasileira. A identidade mestiça é por essência e coerência concentradora, aglutinadora: por isto tanto um cafuzo quanto um mestiço de amarelo e branco fazem parte da mesma identidade étnica mestiça.
Embora não haja provas inquestionáveis, é muito improvável que o primeiro descendente dos brancos portugueses no Brasil não tenha sido um mestiço caboco. No Brasil, o primeiro filho do europeu foi provavelmente um mestiço (o mestiço brasileiro terá nascido antes do branco brasileiro e do preto brasileiro), indicando a identidade brasileira baseada na mestiçagem; nos EUA, o primeiro filho do europeu foi provavelmente um branco (o branco norte-americanos terá nascido antes do mestiço norte-americano e do preto norte-americano), indicando a identidade estadunidense baseada no branco.
Em resumo: mestiçagem é processo, mestiço é resultado do processo.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Salário digno para Polícia é motivo de desenvolvimento

Progresso sem mudança é impossível para o desenvolvimento da atividade policial? Salário digno e mudança é motivo de desenvolvimento (PEC 446/300).
            Aqueles que não conseguem mudar sua mente, não são capazes de mudar nada[1] (...). Vivemos dentro de dogmas, preconceitos, haveres de uma sociedade, que devem ser respeitados ou modificados, segundo o interesse conjuntural ou banidos quando inconvenientes ao crescimento em diversos níveis de satisfação: viver bem é perspectiva do interesse social. A conclusão dos comentários acima, nos leva, como paradigma, sem dúvida alguma ao caminho da importância da atividade policial, seja qual for o provimento originário do cargo, dentro do quadro de servidores. A sociedade brasileira vem sofrendo mutações, modificações em todos os níveis, somos levados a crer que o desenvolvimento não combina com “apartheid” (segregação), onde de um lado a polícia judiciária Estadual (repressiva, positivada no art. 144, IV, 4º, Constituição Federal de 1988), do outro lado os da polícia judiciária da União (Polícia Federal); contudo os primeiros com salários tão aviltantes, vergonhosos que nos remonta a insistir: a polícia é importante? Vemos então a política passar; os políticos também, entretanto, a polícia não passa. Então, mesmo que alguns expertos em políticas públicas direcionadas para a área de segurança, em nosso país, insistam em apenas comentar como impolutível que: precisamos de equipamentos, viaturas modernas, armas de fogo modernas, instalações com sistemas tecnológicos avançados, enfim “polícia high tech”. Portanto, o operador disso tudo é o homem, desmotivado e sem um planejamento salarial que o valorize, enfim tudo faz com que vire uma quimera a paz pública, incolumidade física e patrimonial dos cidadãos na busca de uma sociedade melhor para o AGORA e para o FUTURO. 
Wladmir Botelho, Especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública, Diretor Jurídico SINPOL/AM,

quarta-feira, 23 de março de 2011

Universitários protestam contra reajuste e mudanças no transporte coletivo em Manaus

Estudantes das Universidades em Manaus iniciaram, às 17h desta terça-feira (22/03/2011), uma manifestação em frente à entrada da instituição, localizada na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Coroado, Zona Leste de Manaus. Os universitários protestam contra o aumento da passagem de ônibus, o fim da tarifa promocional aos domingos e a redução na frota dos ônibus "integração", gratuitos no Campus universitário.
Segundo o organizador do movimento e coordenador de Formação Política da Executiva Nacional dos Estudantes de Economia, Élder Silva, os estudantes querem explicações sobre os motivos da medida em plenária com o superintendente Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante.
- Queremos saber por que a tarifa vai aumentar tanto, por que fomos privados de pagar menos aos domingos e reivindicar a diminuição no número de integrações - ressaltou.
A frota de ônibus gratuitos que circulam na Ufam sofreu, recentemente, diminuição de cinco para três veículos. Também houve redução no expediente de circulação. Das 6 às 22 horas, passaram a circular das 6h às 19h, prejudicando alunos no turno noturno.
Os coletivos, que atendem diariamente a 25 mil estudantes, além de funcionários da instituição, são considerados insuficientes pela diretoria da Universidade.
- Temos poucos ônibus para a demanda que atendemos, e, mesmo assim, o SMTU ainda toma atitudes como esta. Tememos perder a frota de vez - declara o prefeito do Campus, professor Marco Antônio Mendonça.
O serviço atende a universidade há 20 anos. De acordo com o superintendente do SMTU, Marcos Cavalcante, a necessidade de aumento no número de veículos no Campus ainda será estudada pela Prefeitura de Manaus.

Dilma visita Manaus pela primeira vez como presidente

A presidente Dilma Rousseff (PT) chega na manhã desta terça a Manaus para participar de evento de prevenção ao câncer de mama, no Teatro Amazonas, no Centro da capital do Amazonas.  Esta é a primeira visita de Dilma ao Amazonas depois que ela foi eleita presidente.

Dilma deve anunciar investimentos da ordem de R$ 4,5 bilhões para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do colo de útero. As ações passam por construção de novos centros especializados, criação de serviços para radioterapia e quimioterapia e colocação de equipamentos de mamografia em funcionamento.

"Queremos que toda mulher tenha oportunidade de se cuidar, fazendo a prevenção benfeita. Se a doença, mesmo assim, aparecer queremos que toda mulher possa fazer o melhor tratamento possível, no tempo certo e com qualidade", disse Dilma, ontem, durante o programa Café com a presidente. Ela afirmou que a previsão é que, dentro do Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo do Útero, sejam criados 20 centros especializados no diagnóstico e no tratamento da fase inicial do tumor no colo de útero no Norte e Nordeste do País.

Segundo previsão da assessoria do Palácio do Planalto, o avião oficial sai de Brasília às 8h e chega ao Aeroporto Eduardo Gomes por volta das 10h40 (horário de Manaus).

Dilma segue direto para o Teatro Amazonas, onde o evento vai ser realizado. A solenidade está marcada para começar Às 11h e terminar às 13h. Dilma segue do teatro para o aeroporto e retorna para Brasília.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e representantes da secretaria de atenção à saúde da mulher também participarão do evento. Não foi confirmado pela assessoria nenhum outro evento local com a presença de Dilma.

Aprovação

A presidente Dilma Rousseff chega a Manaus dois dias depois de ser bem avaliada pelos brasileiros. Ela foi aprovada por 47% dos brasileiros e seu governo obteve nota 6,9, na primeira pesquisa do Instituto Datafolha sobre seu mandato, divulgada nesta segunda. Comparado com o terceiro mês de mandato de seus antecessores, ela fica tecnicamente empatada com Luiz Inácio Lula da Silva - que teve 48% em março de 2007 - e à frente dos três presidentes anteriores.

Segundo o Datafolha, Fernando Collor havia obtido 36% de aprovação em março de 1990 e Itamar Franco 34% em 1992, Depois, Fernando Henrique Cardoso conseguiu 39% em 1995 e 21% em 1999. No seu primeiro mandato, Lula havia obtido 43% de aprovação, em março de 2003.

Celebridades

Na comitiva de Dilma Rousseff Estão confirmadas as presenças das cantoras Maria Rita e Preta Gil, da atriz Cássia Kiss, da ex-jogadora de basquete Hortência e da apresentadora Hebe Camargo. As informações são da Agência de Comunicação do Governo (Agecom).
FONTE: DIÁRIO DO AMAZONAS

 

TJ do Amazonas abrirá vagas para o interior

Apesar da confirmação do concurso para preenchimento de 700 vagas, anunciada na manhã desta segunda-feira (21), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador João Simões, as datas de abertura das inscrições e de realização das provas, bem como cargos e salários, só deverão ser definidas a partir da próxima quinta-feira (24), quando a comissão que cuida do certame irá se reunir.

Integrada por três juízes e dois servidores, a referida comissão é presidida pela desembargadora Carla Reis.

Em entrevista coletivo na manhã de hoje, o desembargador João Simões explicou que o certame terá aproximadamente 700 vagas, das quais 242 serão para preencher os cargos atualmente ocupados por funcionários temporários, e o restante para cadastro de reserva.

Entretanto, os aprovados do cadastro de reserva poderão assumir cargos nas comarcas do interior do Amazonas, onde é maior a demanda por funcionários, segundo Simões.

Ele chamou a atenção para o fato de que em alguns interiores as comarcas trabalham com funcionários cedidos pela prefeitura local.
FONTE: A CRÍTICA
 

sábado, 19 de março de 2011

Só Deus pode criar, mas você pode valorizar o que Ele criou.
Só Deus pode dar a vida, mas você pode transmití-la e respeita-la.
Só Deus pode dar saúde, mas você pode orientar e guiar.
Só Deus pode dar Fé, mas você pode dar testemunho.
Só Deus pode infundir a esperança, mas você pode restituir a confiança.
Só Deus pode dar o amor, mas você pode ensinar seu irmão a amar.
Só Deus pode dar a alegria, mas você pode sorrir para todos.
Só Deus pode dar a paz, mas você pode semear a união.
Só Deus pode dar força, mas você pode apoiar que desanimou.

Só Deus é o caminho, mas você pode indicá-lo aos outros.

Só Deus é a luz, mas você pode restituir aos outros à vontade de viver.
Só Deus pode fazer Milagres, mas você pode ser aquele que trouxe cinco pães e dois peixes.
Só Deus pode fazer o impossível, mas você poderá fazer sempre o possível.
Só Deus se basta a si mesmo, mas ELE preferiu contar com você.
Senhor:
Estes que aqui se reúnem a Teu chamado,
Inspira-os para que se tornem, agora, os teus escolhidos.

Êta Brasil! "Furto de cinco galinhas vai parar no Supremo"


STJ: Conduta é relevante para o direito penal

TJ-RS: Houve cerceamento da acusação


A reportagem a seguir, de autoria do editor deste Blog, foi publicada na edição desta quarta-feira (2/1) na Folha.

No dia 30 de setembro de 2002, um caseiro gaúcho conhecido como "Garnisé" aproveitou a pouca vigilância do patrão e furtou da propriedade, em Porto Alegre, cinco galinhas e dois sacos de ração. Embora tenha devolvido as aves e a ração furtadas, nos oito anos seguintes o fato mobilizou o aparato do moroso Judiciário brasileiro.

"Garnisé", então com 26 anos, foi denunciado em 2006 sob a acusação de "subtrair coisa alheia móvel" (artigo 155 do Código Penal), crime que prevê pena de um a quatro anos de prisão e multa. A ação penal contra o caseiro somente veio a ser trancada em novembro último pelo Supremo Tribunal Federal.

Contrariando parecer do Procurador-geral da República, a 2ª Turma do STF acompanhou, por unanimidade, o voto do ministro Ayres Britto, que reconheceu a "inexpressividade econômica e social" do furto. E mais: o relator ressaltou que o processo já registrava que a res furtiva (isto é, a coisa furtada) havia sido totalmente devolvida à vítima.

Ayres Britto entendeu que não era o caso de "se mobilizar a máquina custosa, delicada e ao mesmo tempo complexa" do Judiciário, para, afinal, "não ter o que substancialmente proteger ou tutelar", pois as penosas e a ração haviam sido restituídas.

Dois pontos polêmicos provocaram a longa tramitação. Inicialmente, uma juíza gaúcha recebeu a denúncia. Posteriormente, outra magistrada, após interrogar "Garnisé", revogou a decisão e rejeitou a denúncia, com base no princípio da insignificância (ou seja, seria um crime de bagatela, fato que não constitui infração penal).

O Ministério Público apelou, pois entendeu que a magistrada não poderia ter antecipado a absolvição. O Tribunal de Justiça gaúcho anulou a decisão da juíza, porque teria havido "cerceamento da acusação e violação do devido processo legal".

A Defensoria impetrou habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça. A Quinta Turma considerou que a conduta de "Garnisé" "não pode ser considerada irrelevante para o direito penal".

Os dois sacos de ração e as cinco galinhas foram avaliados em R$ 286,00. O STJ decidiu que, no caso de furto, "não se pode confundir bem de pequeno valor com o de valor insignificante".

Ou seja, o furto cometido por "Garnisé" não poderia ser enquadrado na concepção doutrinária e jurisprudencial como bagatela.

Essa controvérsia foi dirimida pelo ministro Ayres Britto. Ele viu na conduta do caseiro "muito mais a extrema carência material do paciente do que indícios de um estilo de vida em franca aproximação da delituosidade".

fonte: http://blogdofred.folha.blog.uol.com.br/arch2011-02-01_2011-02-28.html

Estudante de Direito é…

  • Estudante de Direito não copia: Compila;
  • Estudante de Direito não fala: Defende uma tese;
  • Estudante de Direito sempre sabe a matéria; se não responde é para não inferiorizar o professor;
  • Estudante de Direito não dorme: Se concentra;
  • Estudante de Direito não pede ajuda: Quer outra opinião sobre o tema;
  • Estudante de Direito não ajuda: Dá parecer;
  • Estudante de Direito não tira zero: O voto dele é vencido;
  • Estudante de Direito não reclama: Embarga;
  • Estudante de Direito nunca conspira contra os professores; estes é que têm um espírito de conspiração;
  • Estudante de Direito não falta à faculdade: Não comparece por motivos de força maior;
  • Estudante de Direito não cola: Tem código comentado por ele próprio;
  • Estudante de Direito não diz besteiras: Defende uma outra corrente;
  • Estudante de Direito não fica lendo e-mail em serviço: Pesquisa jurisprudência;
  • Estudante de Direito não lê revistas na sala de aula: Se informa sobre acontecimentos da sociedade;
  • Estudante de Direito não pede: Intima;
  • Estudante de Direito não mente: faz alegações desprovidas de prova;
  • Estudante de Direito não erra: Faz Direito

Manaus: Transporte Coletivo na UTI

 
O prefeito de Manaus sempre joga para baixo do tapete a grave crise por que passa o sistema de transporte coletivo de Manaus. Os ultimos anos foram os piores da história do transporte público com um aumento de 10% no IPK (Índice de Passageiros por Kilometro), resultado da equação: número de passageiros/kilometros rodados.
O aumento do IPK foi motivado principalmente por uma queda drástica da kilometragem, fruto das quebras constantes e da diminuição do número de veículos nas linhas. Rodando menos, os ônibus demoram mais a passar e andam mais lotados.
Foi pensando nisso e visando criar uma medida preventiva que o contrato assinado em 2007 com a concessionária de transporte estabeleceu o IPK como parâmetro de avaliação de desempenho. Ou seja, o percentual de aumento do IPK deve ser reduzido da tarifa. Assim, colocou mais ônibus na rua, quebrou menos, rodou mais, as pessoas esperaram menos e andaram em ônibus mais confortáveis e menos lotados, haverá reajuste na tarifa. Rodou menos e mais lotado, não há reajuste, podendo até haver redução. É o que está no contrato que o Prefeito teima em ignorar e não fazer cumprir.
Vincular o reajuste da tarifa a metas de renovação da frota e boa prestação do serviço é o caminho a ser seguido para uma mudança no transporte coletivo de Manaus.
No mais, são necessárias intervenções estruturantes, como o alargamento de ruas, a construção de corredores exclusivos e a instalação de sinalização inteligente, tudo com o objetivo de aumentar a velocidade média da frota que hoje é de 12 km/h (equivale a velocidade de bicicleta). O resto é demagogia barata que em nada contribui para a superação do problema.
Numa cidade de quase 2 milhões de habitantes, que licencia 3 mil veículos por mês, se um veículo (ônibus) que transporta até 200 pessoas, concorre, no trânsito, em pé de igualdade com outro (carro de passeio) que carrega no máximo 5 pessoas, alguma coisa está errada.

quinta-feira, 17 de março de 2011

MULHER INDÍGENA MILITAR

Do interior da floresta amazônica, aos 14 anos, ela resolveu ir para a cidade, mendigou e passou fome, aprendeu a ler e foi condecorada com diversas medalhas de literatura. Estudou artes, foi atleta, virou fisioterapeuta e cursa hoje a terceira graduação em saúde. Essa é a trajetória de Silvia Nobre Waiãpi que, aos 35 anos, tornou-se a primeira militar indígena a integrar as Forças Armadas no Brasil, no último dia 3 de fevereiro. A índia disputou uma vaga com 5.000 candidatos e foi aprovada com uma das melhores pontuações no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, onde concluiu o treinamento e hoje serve no Hospital Central do Exército como aspirante. Depois de seis meses, será promovida a 2º tenente.

FRAGILIDADE HUMANA

Terremotos e tsunamis têm causado bastante estrago aos humanos, com muitas mortes. Outras espécies não sofrem tanto com a manifestação desses fenômenos naturais. Em algumas praias e ilhas, é quase certo que animais de grande porte (da classe dos mamíferos) morram por afogamento, arrastados entre as pedras. A despeito da inteligência, do espírito, do artifício empregado etc., o homem continua sendo, paradoxalmente, o mais vulnerável, o mais frágil.

A vulnerabilidade e a fragilidade humanas se expõem

terça-feira, 15 de março de 2011

PORQUE CURSAR DIREITO

 Porque escolhi Direito. Porque escolhi Direito?
Bem, longe de ser um guia, com dicas e técnicas para escolher um curso superior, pretendo contar-lhes como escolhi prestar vestibular para direito.
Escolher um curso, no meio de um ano de vestibular, é bem complicado, principalmente quando não dispomos de fontes próximas com informações importantes acerca dos cursos.
Mais do que um relato, espero que sirva como incentivo e orientação para quem não tem certeza quanto a que curso prestar no vestibular.

Primeiramente, selecionei alguns quais cursos que NÃO faria. Retirando, no primeiro momento, todas os cursos de exatas, biológicas e saúde ficando com as humanas.
Dentro de humanas e fazendo uma nova desclassificação do que não me interessava fiquei com administração e direito. Administração por que sempre tive um contato grande com a área e direito pelas matérias que me interessavam no ensino médio e que, diziam, ter relação com o curso, como história, literatura e portugês.
Então, passei a procurar informações sobre a grade de matérias dos cursos. Administração parecia um curso interessante, mas incluía muitas matérias com cálculo, análise, tudo muito objetivo. Direito já aproximava mais dos conteúdos que me chamava a atenção.
Depois procurei informações sobre as carreiras de cada curso, mercado de trabalho, possibilidade de crescimento e principalmente, procurei descobrir as “coisas chatas” de cada uma das carreiras. Novamente encontrei pontos favoráveis ao Direito.
Passei, depois, a procurar pessoas que conhecessem os cursos e pudessem me dar mais informações. Conversei com um tio, formado em direito e análise de sistemas, que sempre atuou na área de informática. Ele foi um dos meus principais incentivadores a cursar o direito, uma vez que mesmo não exercendo a profissão na área, sentia-se beneficiado em ter cursado direito.
Por fim, pesquisei textos sobre as duas áreas, comentários e textos de profissionais.
Até que em uma madrugada, encontrei no Jus Navegandi, uma sentença que absolveu um rapaz de 27 anos, acusado de estuprar uma menina de 13 anos. E essa sentença me fez tomar a decisão definitiva.
A história, de acordo com o relatório da sentença, foi que o rapaz saiu com uma garota de 13 anos e a garota concentiu em “dormir” com ele. No dia seguinte, quando o rapaz deixou-a em casa, a mãe revoltada com a situação foi até a polícia e fez um Boletim de Ocorrência relantado o fato como um crime. Como no ordenamento brasileiro casos assim são considerados violentos, a situação tinha se complicado.
Acontece que, ao elucidar os fatos analisando todo o processo, o juiz concluiu que na verdade a menina concentiu com o ocorrido e que, apenas em razão, do impacto que teria a sociedade ficar sabendo do relacionamento entre sua filha e um homem, bem mais velho, é que a situação tornou-se crime. Não bastasse isso, o juiz analisou a questão da evolução de criança de 1940, quando o Código Penal foi editado, até nos dias de hoje, afirmando que naquela época realmente admitia-se uma criança com 13 anos, hoje as coisas são diferentes.
Eu nunca tinha ouvido falar em interpretação da lei, para mim, na época, um leigo estudante do terceiro ano do ensino médio, o direito era um amontoado de leis, aplicadas grosso modo e ponto. O promotor acusava, os advogados diziam que seus clientes era inocente e o juiz aplicava a lei.
Saber que a aplicação da lei, por operadores do direito, ia muito além da “sed lex, dura lex” para mim, foi o suficiente para decidir o que eu queria fazer da minha vida.
Naquele momento não decidi ser juiz, ser promotor ou ser advogado. Mas decidi que queria cursar Direito.
Provavelmente você deve estar se perguntando “mas e agora? você gosta do curso?”
Decálogo do Promotor de Justiça

Concurso da Policia Militar: editais irregulares

Irregularidades no concurso da PM/AM:
Aanálise do MP dos casos apontados por candidatos Extraído de: Ministério Público do Estado do Amazonas - 04 de Março de 2011.
Critérios do edital para ingresso na Polícia Militar são analisados pela 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão para possível ingresso de Ação Civil Pública na Justiça para cumprimento da lei. Confira na íntegra o documento abaixo:
http://www.mp.am.gov.br/attachments/article/1635/Promocao%20025.11_Irregularidades%20concurso%20PMAM_IC%20007.2011.pdf

POLÍTICA JOVEM

Prestes a mais uma derradeira escolha dos comandantes de nossas entidades governamentais, precisamos começar a pensar com consciência sobre o papel do jovem nessas escolhas.

O eleitorado jovem, entre 16 e 17 anos, hoje soma pouco mais de 2,39 milhões, segundo o TSE, o que é de suma importância na escolha dos representantes da nação.

Sendo assim, nada mais justo que levantar um alerta a toda

comunidade jovem que “exercerá a cidadania” na próxima eleição. É importante que o jovem tenha consciência em quem votar, nas propostas, na vida pregressa do candidato, na ideologia partidária, enfim, há que se existir todo um processo para a escolha certa.

Atualmente tivemos diversos destaques de políticas públicas importantes para a Juventude. Foi aprovada a PEC da Juventude, que nada mais é do que uma cartilha / lei correspondente aos propósitos de uma Juventude mais firme nos anseios da cidadania. Também foi revisto o EAC, documento este que precisava desta revisão no tratamento de nossas crianças e adolescentes. Temos também a Campanha contra a violência jovem encabeçada pela Pastoral da Juventude.

Estes e outros projetos devem ser objetos de discussão no meio jovem de forma bem ampla, inclusive verificando quem está apoiando toda esta idéia, quem realmente olha para o futuro da nossa nação e não somente para seus próprios anseios políticos.


Sugiro que você jovem, a partir de hoje até o dia da eleição, passe a guardar alguns

minutinhos da semana para pensar nisso, estudar isso… Tenha certeza que é super

importante para SEU FUTURO.

A política, muito embora haja divergências neste tipo de pensamento, esta intimamente ligada à igreja também; bons homens e mulheres comandantes da nação, enraizados na fé, no amor de Deus, serão responsáveis por criar ideais de caridade, fraternidade e solidariedade dentro da sociedade em que vive. Portanto, ser política é ser igreja também.

Congresso Sujo

Congresso Sujo
PF neles